domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resenha de Drácula

Drácula de Bram Stoker
Editora: Martin Claret
Ano de Lançamento: 2002
Páginas: 418
Título Original: Dracula
Tradução: Maria Luísa Lago Bittencourt
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


As histórias de vampiros, amplamente difundidas por todo mundo, provém do fabulário húngaro do século XVIII.
Vampiro, de acordo com a tradição popular, é a alma aflita de um suicida, criminoso ou herege que sai de sua sepultura, em geral em forma de morcego, para beber o sangue dos seres humanos.
O romance gótico Drácula (1897) do autor britânico Bram Stoker, narra a história do Conde Drácula, vilão morto-vivo da Transilvânia, que se tornou o típico representante do mito vampiro.
Drácula é um  clássico da literatura de horror.

Sempre tive vontade de ler este livro, pois é um grande clássico da literatura mundial e falavam muito bem, mas nunca tive oportunidade para lê-lo. Como agora tive esse grande prazer, fico feliz de comentar uma obra de grande prestígio.

A narrativa do livro flui rapidamente, uma escrita fácil, entendo a obra e apreciando-a. O livro é contato como diário, cada personagem faz anotações importantes que não final ajudam a matar Drácula, o vampiro sugador de sangue.

Fiquei impressionado com o doutor Van Helsing, pois eu pensava que era igual ao filme, mas na verdade, ele já um senhor. O livro começa quando Jhonatan Harker é convidado por Drácula para ir ao castelo dele, para fazer negócios, sendo que é uma armadilha para o personagem, pra ir à Inglaterra e pegar a sua esposa Mina Harker, e transformá-la em uma vampira.

Bram Stoker poderia ter dado um pouco mais na narrativa, mostrando o que Drácula fazia por trás da história, seus planos e métodos, fazendo ao mesmo tempo a narrativa perder um pouco o sentido, não alterando a história em si.

O livro é muito bom e vale a pena lê-lo, não ficarei contando a história do livro, para que não perca a graça e fique curioso em deliciar-se pelas páginas da obra. Dou dez pela capa, pela tradução e qualidade de impressão. Um clássico desse altura, tem que ser lido sempre e sempre.

Um comentário:

  1. Sera que esse livro, pelo que você falou ali, que mostra o Van Helsing já "idoso", e como se estivesse contando a história "tempos depois" ?

    Parece ser bem intrigante o livro pelo o que você falou.

    ResponderExcluir