domingo, 29 de janeiro de 2012

Resenha de A Passagem

A Passagem por Justin Cronin
Editora: Sextante
Ano de Lançamento: 2010
Páginas: 815
Título Original: The Passage
Tradução: Ivanir Calado
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue.
Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior.
Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.
A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.
O livro A Passagem é incrível, a narrativa flui que é um maravilha, li o livro de 815 páginas em três semanas, geralmente eu leio um livro desse tamanho em três meses, mas a obra de Justin Cronin é rica em conteúdo e uma trama envolvente.
A obra começa antes de o mundo ficar cheio de virais, é forma denominada para as criaturas deste livros que na verdade são vampiros assustadores, não igual a Crepúsculo ou qualquer obra do gênero, eles são monstros que não tem raciocínio, pensam só em caçar em grupo, e são controladas por um vampiro mestre chamado Babcock, controlando-os para trazer comida fresquinha, saciando a sua fome implacável.
Wolgast que faz parte do FBI e mais o seu companheiro Doyle, vão em busca de pessoas que são rejeitas pela sociedade para que possam fazer parte de um experiência em um laboratório que fica no Colorado, ele consegue trazer doze pessoas que são assassinos e um que não cometeu crime nenhum, Anthony Carter, e esses doze controlam o mundo pós-apocalíptico. Um dia ele vai atrás de uma garota chamada Amy que tem 6 anos, para fazer parte da experiência, iniciado por um cientista, só que Amy não fica igual aos outros vampiros.
Achei a história sensacional, bem escrita, prendendo-me do início ao fim, Justin Cronin sabe o que está escrevendo e faz isso com primazia, a cada página uma emoção e uma sensação de sobrevivência, de mudar o mundo para  melhor e ser diferente do que é o atual na história contada.
Esperarei a cotinuação da série, vale a pena ler este livro, dou nota dez pela narrativa, tradução e qualidade de impressão da obra. Uma leitura agradável e envolvente, fazendo meditar naquilo que você deseja para o seu futuro. Qual caminho que o homem está trilhando? Cada um terá a resposta que encontrar e fazer A Passagem para uma nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário