quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resenha de A Sombra do Vento

A Sombra do Vento por Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano de Lançamento: 2007
Páginas: 399
Título Original: La Sombra Del Viento (Espanhol)
Tradução: Marcia Ríbas
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses,cute; uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax.
O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

Carlos Ruiz Zafón é genial em sua escrita, ele tem um jeito para descrever os personagens de uma maneira única. Ele sabe fazer uma romance, uma história de amor que tem conflitos absurdos, trazendo consequências terríveis para os personagens. O autor sabe escrever com perfeição.

O romance começa, quando Daniel Sempere é levado por seu pai ao Cemitério dos Livros Esquecidos para escolher um exemplar de um romance qualquer para ler, querendo despertar a leitura no menino. Dentro do cemitério que é um biblioteca gigante, ele encontra um livro chamado A Sombra do Vento, escrito pelo Julián Carax. Daniel que mora em Barcelona, volta para casa com o seu livro e o lê, apegando-se ao livro de tão bom que ele é.

Um dia, Daniel mostra para o seu pai o exemplar e pergunta sobre a publicação do livro, descobrindo que o exemplar foi publicado na França, mas escrito na língua espanhola, achando isso esquisito, o pai de Daniel leva a história para Gustava Barceló, um grande livreiro, ficando fascinado pela A Sombra do Vento, pois os livros de Julián Carax eram raros, pois desapareceram das livrarias misteriosamente e a editora que os publicou, faliu. Gustavo tentou comprá-lo de Daniel, recusando a vendê-lo.

Depois de algum tempo, Daniel encontra um homem estranho, sem rosto e com as faces queimadas, com o nome de  Laín Coubert, o mesmo personagem de Julián descrito no livro que é o diabo na história; querendo comprar o livro também. Uma das coisas mais interessantes que o autor Carlos Ruiz Zafón escreve é que Laín Coubert estava fumando um cigarro com cheiro de livro queimado, dando uma sensação sinistra nesse personagem.

Os meu personagem preferido é o ex-mendigo Fermír que acaba sendo adotado por Daniel e seu pai e virando um grande amigo e ajudante na loja de livros Sempere e Filhos. Fermír foi um ex-soldado, com uma personalidade bem forte. Suas qualidade é de amigo e bom em arquitetar planos e é fiel com a própria família que o adotou.

Carlos Ruiz Zafón conseguiu me prender até a última página, ele cria um suspense de roer as unhas, descobrindo coisas tão óbvias que eu acabei tendo aquela sensação de Oh!, pois todos os segredos tem uma ligação conjunta impressionante.

Sempre quis ler esse livro, a professora do segundo colegial me mostrou A Sombra do Vento e fiquei interessado, confesso que de início não muito, mas afeiçoei-me. Depois, no ano passado, minha amiga da faculdade começa falar tão bem desse livro que tive vontade de pegá-lo para leitura, mas não tive oportunidade. Nesse ano, ela conseguiu me emprestar, degustando cada página.

Recomendo esse livro sim, vale a pena, um romance bem construído, com personagens psicologicamente estruturados e bem definidos. Dou nota dez pela capa, narração e a diagramação do livro.

2 comentários:

  1. Não havia visto nenhuma resenha desse livro ainda, mas já estava na minha lista de desejados, e agora acho que ele vai passar na frente de alguns, parabéns pela resenha adorei. É minha primeira vez aqui e gostei de tudo.


    Se quiser dá uma passadinha lá no blog =]
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado do meu blog. Volte sempre, será bem vinda!

      Excluir