segunda-feira, 9 de abril de 2012

Resenha de Jogada Mortal

Jogada Mortal por Harlan Corben
Editora: Arqueiro
Ano de Lançamento: 2012
Páginas: 255
Título Original: Drop Shot
Tradução: Fabiano Morais
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


Aos 16 anos, Valerie Simpson já era finalista do Aberto de Tênis da França. Depois de brilhar nos circuitos internacionais do esporte, de repente tudo mudou. A jovem ficou reclusa e deixou de lado as competições de alto nível. Seis anos depois, ela está disposta a retomar a carreira e procura Myron Bolitar para ser seu agente. Para ele – que já agencia Duane Richwood, cotado para vencer seu primeiro Grand Slam –, essa é uma ótima oportunidade. Mas seus planos têm fim quando Valerie é morta e Duane se torna o principal suspeito do assassinato. Apesar de o rapaz estar em quadra na hora do crime, algo parece não se encaixar na história que conta à polícia. Ele garante não conhecer Valerie, mas seu número de telefone estava na agenda da jovem. Insatisfeito com o rumo das investigações policiais, Myron sai em busca da verdade. E descobre que, além de prováveis ligações que a moça fez para Duane de um telefone público, há um passado de dor e mentiras que talvez leve ao verdadeiro motivo do crime. Agora, com a ajuda do excêntrico Windsor Horne Lockwood III e da ex-profissional de luta livre Esperanza Diaz, Myron enfrentará inimigos poderosos que tentam a todo custo impedir que a verdade venha à tona.
Myron Bolitar é um ex-agente do FBI, advogado e um agente de esportes muito irreverente e engraçado e não tem medo de nenhum policial valentão. Valerie Simpson foi assassinada no estádio, enquanto estava tendo uma partida de tênis com Duane Richwood que é patrocinado pelo próprio Myron.
O protagonista resolve descobri a fundo o caso e acaba descobrindo segredos perigosos, podendo levar muita gente a morte. Principalmente quando descobre a ligação entre Duane e Valeria numa noite de assassinato que aconteceu antes de todos os problemas acontecerem na história.
Harlan Cober escreve muito bem, sua narrativa flui e o texto não é confuso. Cada página compreende-se o que o autor deseja transmitir, mantendo a narrativa cheia de luz e conteúdo. Esse é um dos livros da série que conta a história de Myron e os próximos devem ser bem melhores. Ele não é só um policial que dá socos e pontapés igual a filmes clichês que conhecemos, ele leva uma boa surra e afetado com ameaças que podem ser um sério problema. Ainda mais, agências rivais desconfiam dele, querendo acabar com os negócios de sua agência, pois o acham uma ameaça.
O personagem mais inusitado da história é Windor Horne Lockwood III que tem um extinto assassino muito forte, mas usa-o para proteger as pessoas de quem ele gosta e se preocupa, como o grande Myron, amigos desde da época de farda, trabalhando juntos para resolverem casos bem complicados. Windor não perde tempo, ele já dá um soco e enfia a bala na testa.
Adorei Jogada Mortal, pois sai um pouco dos clichês americanos como Carga Explosiva, Busca Implacável e outros filmes de ação com Jackie Chan e Jet Li. Uma história bem elaborada e criativa e que vale a pena ser lida. O autor tem segurança ao descrever os personagens, tornando-os reais, mas com problemas a resolver.
Recomendo esse livro para quem gosta do estilo eletrizante, dou nota dez pela narrativa, tradução, capa e a diagramação do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário