quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resenha de O Nome do Vento

O Nome do Vento por Patrick Rothfuss
ISBN: 978-85-9929-49-3
Editora: Arqueiro
Ano de Lançamento: 2009
Páginas: 651
Título Original: The Name Of The Wind
Tradução: Vera Ribeiro
Onde Comprar: Livraria Cultura - Submarino - Livraria Saraiva


Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.

O Nome do Vento é incrível, uma história que você não consegue largar de tão boa que é. Nem sei por onde eu começo esta resenha, pois há tantas informações no livro que me deixa maluco, mas tentarei colocar tudo em ordem para que vocês possam entender.

A história começa na pousada do Marco do Percurso, onde o nosso protagonista Kvothe é dono. Ele é um homem aparentemente comum que aos poucos esqueceu de quem ele era realmente. Até que um dia aparece um Cronista que deseja contar a história dele, mas o nosso protagonista se sente inseguro, pois não quer lembrar de tudo que ele viveu. Até que Kvothe é convencido a contar a sua história, prometendo que será em três dias, espantando o Cronista.

A vida desse grande personagem é cheia de sofrimentos, perdas e injustiças, um romance que mostra que temos que dar a volta por cima. Ele começa contanto que os seus pais eram responsáveis por uma trupe de artistas itinerantes de que iam de cidade a cidade para apresentar peças de teatro. Seu pai tem o objetivo de terminar de compor uma música sobre os Chandrianos, mas sua vida é mudada drasticamente, quando todos são assassinados e ele o único sobrevivente, descobrindo que os responsáveis pelos assassínios eram estranhas criaturas, demônios que não queriam que descobrissem a verdade sobre os Chandrianos.

Não contarei mais, pois não quero que você fique sabendo de spoilers.

Patrick Rothfuss apresenta no primeiro livro de sua trilogia, o mundo onde o personagem Kvothe vive, mostrando a cultura, religião e língua. Como também, faz explicações brilhantíssimas sobre simpatias que são aprendidas na Universidade onde Kvothe passa a frequentar. Ops, falei. O autor escreve de uma maneira minuciosa e tão perfeita que me deixou encantado, Sua narrativa é gostosa e rápida, fazendo que eu curtisse cada ponto do livro com preciosidade.

Esse livro deve ser lido por várias pessoas, pois é uma obra de grande qualidade, tem fundamentos e ele não peca em sua escrita. O autor sabe como arramar cada parte do texto sem se perder.

Recomendo esse livro, dou nota dez pela capa e diagramação do livro. Vale muito a pena ler. 

Um comentário:

  1. Estou bem curioso para para começar a ler essa trilogia, só ouço comentários positivos, quero muito lê-lo nas férias de agora em Dezembro :)

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir