segunda-feira, 11 de junho de 2012

Resenha de O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo por Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano de Lançamento: 2008
Páginas: 410
Título Original: El Juego del Ángel
Tradução: Eliana Aguiar
Onde Comprar: Submarino - Livraria Cultura - Livraria Saraiva


Barcelona, anos 20. David Martín, jovem escritor caído em desgraça, recebe uma oferta irrecusável. Andreas Corelli, homem tão amável quanto misterioso, lhe encomenda um livro capaz de impactar o o rumo da História.
Para David, estão em jogo sua saúde e uma fortuna em dinheiro. E, possivelmente. muito mais do que isso... Em O Jogo do Anjo, Carloz Ruiz Zafón retorna à cidade do Cemitério dos Livros Esquecidos e guia seus leitores através de um labirinto de segredos onde o amor pelos livros, a paixão e a amizade se misturam.

Posso resumir o livro O Jogo do Anjo em uma única palavra, sensacional. Carlos Ruiz Zafón desenvolve a narrativa de sua obra de uma maneira esplendorosa e elegante, traçando o rumo dos personagens de uma forma perfeita, entrelaçando cada um, para que todos tenham o mesmo conflito em uma cidade como Barcelona.

David Martín é estagiário do jornal La Voz de La Industria, um jornal que era uma antiga fábrica de ácido sulfurico. Ele é chamado pelo editor Basilio Moragas para substituir Pedro Vidal, um grande escritor, para a coluna  de romances policias. David acaba escrevendo Os Mistérios de Barcelona que acaba sendo um sucesso estrondoso no jornal e causando inveja aos seus companheiros de trabalho, fazendo um complô e tirando-o do jornal.

Pedro Vidal, seu grande amigo e mentor, fica sabendo da notícia e avisa para o nosso protagonista que dois editores estão abrindo uma editora e pagam bem. David acaba escrevendo um livro chamado A Cidade dos Malditos com o pseudônimo de Ignatius B. Samson, um sucesso estrondoso. Os dois editores cobram por mais volumes, criando uma série e consumindo toda a saúde e o tempo do garoto, dando uma doença muito grave e fazendo o seus dia contados. Sabendo disso, ele se recusa a escrever mais um romance, causando a fúria dos editores.

Nesse meio tempo, ele acaba recebendo uma proposta de editor francês Andreas Corelli para publicar um livro muito especial. Ele deseja que David crie uma nova religião, e ainda os dois editores acabam sendo mortos e o principal suspeito das mortes é Martín.

Carlos Ruiz Zafón escreve de uma maneira gostosa e agradável, fazendo que a sua narrativa flua com rapidez. Cada personagem e cenário é tão bem construído, fazendo-me envolver na história. O autor sabe escreve com brilhantismo. O Jogo do Anjo, uma continuação paralela entre A Sombra do Vento, consegue superar o primeiro.

Recomendo esse livro plenamente, dou nota dez pela narrativa, tradução, capa e a diagramação do livro. Leia e se apaixone-se pelas ruas de Barcelona, garanto que não irá se arrepender.

4 comentários:

  1. Nossa estou com muita vontade de ler esse livro. Já li Marina e A Sombra do Vento e tenho certeza que não vou me arrepender de ler esse :D

    http://acheipelocaminho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei super curiosa... Nunca li Záfon mas já me recomendaram muito, essa história parece beem interessante. Sua resenha está ótima, me deixou bem curiosa hein, hehe

    Retribuindo sua visita e já estou seguindo, adorei o blog.
    Beijoos - Barbara Sá

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro do Záfon estou pretendo ler Marina, e agora depois dessa sua resenha fiquei curiosa com esse também. Vou colocar na minha enorme lista.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu me sinto tão perdida quando me falam do Zafón porque até agora não tive oportunidade de ler nenhum livro. :/ Espero que essa situação mude em breve.
    Muita gente me dizem que devo começar por esse livro, O Jogo do Anjo, porque é quando a história com os personagens começa e aí eu devo partir para A Sombra do Vento e O Prisioneiro do Céu. Super curiosa!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir